Figueirense é campeão!

O Figueirense Futebol Clube é o campeão catarinense de 2014. Na tarde deste domingo(13), o Alvinegro venceu o Joinville por 2 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli e conquistou o Campeonato Catarinense Chevrolet Série A 2014. Foi o 16º título catarinense do Figueirense, que se iguala novamente na hegemonia em títulos no Estado ao lado do Avaí FC.
IMG_5491-figueirense-campeao-600
O jogo
As torcidas de Figueirense e Joinville coloriram o Estádio Orlando Scarpelli fazendo uma bela festa nas arquibancadas. A partida teve duas etapas distintas, no 1º tempo o domínio foi do Figueirense que abriu 2 a 0 no placar. Já na etapa final o Joinville reagiu, descontou no placar e passou a dominar a partida, criando boas chances para marcar o gol do título.

O Figueirense começou fulminante a decisão, não houve tempo para desviar a atenção, logo no primeiro lance após o apito inicial o Joinville bobeou no meio campo e Everton Santos roubou a bola em direção ao gol de Ivan, que não teve outra alternativa e fez pênalti. Giovani Augusto bateu e Ivan defendeu, mas no rebote Dudu mandou para rede, 1 a 0, explosão da torcida Alvinegra no Scarpelli logo aos 2 minutos.

O segundo gol do Figueirense surgiu através da bola parada do capitão Marcos Assunção. Aos 33 minutos ele cobrou falta no meio do gol, Ivan rebateu e Lúcio Maranhão marcou na sobra, 2 a 0. O Figueirense controlou as ações na etapa inicial, criou mais chances para ampliar e foi para o intervalo com a vantagem que lhe garantia o título.

Lúcio Maranhão marcou o gol que garantiu o título ao Figueirense.
Lúcio Maranhão marcou o gol que garantiu o título ao Figueirense.

No 2º tempo o Joinville foi para o tudo ou nada, o Jec precisava de dois gols para ser o campeão. O técnico Hemerson Maria mudou a maneira do Joinville atuar e colocou em campo o atacante Fernando Viana, recuando o meio campo Marcelo Costa. A equipe cresceu, passou a dominar a partida e chegou ao gol aos 11 minutos, Wellington Saci avançou pela intermediária e desferiu um chutaço, 2 a 1.

O Joinville continuou perigoso na descidas ofensivas e controlando bem a tentativas do Figueirense e aos 44 minutos do 2º tempo teve a última chance para igualar o placar. Francis chutou frente a frente com o goleiro Volpi, que fez uma incrível defesa e garantiu o título para o Figueirense, 16 vezes campeão catarinense.

Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação dos campeões e vices iniciou logo após o apito final de Heber Roberto Lopes. O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho convidou o Vice-Presidente da CBF e Gerente do Departamento de Competições da FCF, Fábio Nogueira, o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Giovani Mariotti e o Presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, Marco Antônio Martins, para colaborarem na entrega das medalhas aos atletas e comissões técnicas.

Presidente da FCF entregou a 29ª taça ao campeão catarinense.
Presidente da FCF entregou a 29ª taça ao campeão catarinense.

Após os atletas do Joinville serem premiados com as medalhas de vice-campeões, os atletas alvinegros fizeram a festa. O Presidente da FCF entregou a Taça Federação Catarinense de Futebol ao Presidente do Figueirense, Brillinger e ao capitão da equipe Marcos Assunção. Consagração e festa dos jogadores, da comissão técnica e da diretoria do Figueirense, campeão catarinense 2014!

Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva
Além da Taça Federação Catarinense de Futebol 90 Anos, o Figueirense conquistou pela primeira vez o Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva. O troféu transitório foi instituído em 2011, através da Resolução de Diretoria nº 04/2011, expedida no dia 18 de janeiro de 2011, data em que se comemoraria o centenário do nascimento do Dr. Aderbal Ramos da Silva, Presidente da Federação Catarinense de Futebol no período de 1939-1947.

Troféu Transitório Dr. Aderbla Ramos da Silva e Taça FCF 90 Anos.
Troféu Transitória Dr. Aderbal Ramos da Silva e a Taça Federação Catarinense de Futebol 90 Anos.

A partir da data da instituição do troféu transitório, a equipe que conquistar o título de Campeã Catarinense em três oportunidades consecutivas, ou cinco alternadas, ficará em definitivo com o troféu. A Associação Chapecoense de Futebol conquistou o Troféu Dr. Aderbal Ramos da Silva em 2011 e 2013 e o Avaí Futebol Clube em 2012. A partir deste domingo (13) o Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva estará na sala de Troféus do Estádio Orlando Scarpelli.

Chevrolet Onix 0Km
Como prêmio pela coquista do título do Campeonato Catarinense Chevrolet Série A 2014 a Federação Catarinense de Futebol presenteou o Figueirense Futebol Clube com um carro Chevrolet Onix 2014 – 0Km, que está em exposição no pátio da Entidade, em Balneário Camboriú.