11 de Janeiro de 2018 em Arbitragem, Catarinense Série A, NOTÍCIAS

Primeiro dia de atividades teóricas e físicas na Pré-temporada 2018

A manhã de atividades iniciou com o Painel: o Árbitro, a Imprensa e o Dirigente, que colocou em discussão a relação entre os segmentos do futebol. O Chefe do Departamento de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Sérgio Corrêa, frisou a importância da capacidade de compreensão do árbitros nessa relação. – O árbitro precisa ter maturidade para entender o papel de cada um, árbitro, dirigente e jornalista.

À tarde iniciaram as atividades teóricas no auditório com ênfase para a Regra 11 – Impedimento. O Instrutor FIFA, Manoel Serapião Filho realizou duas dinâmicas com o grupo. A primeira, Trívia de vinte questões de múltipla escolha com três alternativas cada e a segunda Vídeo Teste, ainda sobre a Regra 11, com exibição de lances e preenchimento de gabarito com as seguintes alternativas: Sem falta, tiro indireto, tiro direto, tiro penal, outros, sem cartão, cartão amarelo e cartão vermelho. Para sinalizar a opção do cartão, os participantes levantavam o mesmo.

Completando a programação do período vespertino, durante uma hora, houve atividade física na piscina, coordenada pelo Instrutor Físico, Jolmerson de Carvalho.
VEJA TODAS AS FOTOS DA PRÉ-TEMPORADA 2018.

 


Após o jantar, o primeiro dia da Pré-Temporada da Arbitragem Catarinense 2018 encerrou com a palestra sobre psicologia no esporte, proferida pela psicóloga Anaína Espíndola Pereira Kienen. A palestra foca o pilar mental do árbitro, que envolve os fatores de concentração, tomada de decisão, motivação, inteligência emocional, autoconfiança, resiliência e estabelecimento de rotinas e técnicas para preparação psicológica.

Share "Primeiro dia de atividades teóricas e físicas na Pré-temporada 2018" via

17 d Abril d 2018

FCF realiza Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol para árbitros(as) e assistentes das Ligas Não Profissionais

A Federação Catarinense de Futebol, através da Comissão de Arbitragem/CA-FCF, inicia nos dias 20 e 21 de abril a rea

12 d Abril d 2018

Arbitragem feminina para o amistoso CA Tubarão X Grêmio-RS

Seguindo com o processo de incentivo à arbitragem feminina, o Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de

10 d Abril d 2018

Árbitros(as) catarinenses em preparação para o Brasileirão

O grupo de elite da arbitragem catarinense, que integra o quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileiro de F

Sites Oficiais

Patrocínios